O guia completo do bouquet de noiva

1820
7min de leitura

 O GUIA COMPLETO DE BOUQUET DE NOIVA

Você sabe quantos estilos e possibilidades de bouquet de noiva existem? E como guardá-los para as flores estarem perfeitas na hora da sua entrada? Confira Nossa Guia completa de bouquet de flores para noivas e tire todas as suas dúvidas.    

Por:       Marina Pastore

Antes de sair por aí se descabelando e pinando tudo em sua pastinha e preciso analisar um conjunto de fatores, como estilo do casamento, porte da noiva, horário, entre outros. Confira, abaixo, algumas dicas de especialistas para o modelo do bouquet de noiva ideal para você.

Manu Miano, da Fatto Manu, explica sobre o tipo de bouquets e como cada um deles pode ser usado:

BOUQUET DE NOIVA REDONDO

Tradicional, tem flores arranjadas de uma forma bem redonda, com 30 a 40 centímetros de comprimento. Para deixar o acessório mais moderno e despojado, é possível usá-lo com flores de diferentes cores, tamanhos e espécies. Se a noiva quiser um ar mais clássico, basta confeccioná-lo com flores mais nobres e de um mesmo tom.

A versão bem atual deste tipo de  é mais orgânica, com uma bolinha menos rígida em seu formato e com elementos que parecem escapar do arranjo, caso de ramos de heras, sementes ou folhagens.

BOUQUET TAÇA OU CRESCENTE

Um dos favoritos em casamentos rústicos ou boho-chic, estes tipos de bouquet de noiva têm uma estrutura mais solta, com as flores arranjadas despretensiosamente. Assim como nos redondos, a escolha das flores é que vai definir o estilo. Os bem clássicos pedem flores mais nobres de uma só cor, a exemplo de um arranjo desestruturado de copos de leite ou de rosas selvagens.

Os mais moderninhos combinam com flores diversas e têm caule à mostra, com muita diversidade de elementos. As formas podem variar conforme o tipo de flor e o tipo de acabamento dado ao caule das flores.

Armazém Bouquet & Flowers/ Divulgação

BOUQUET CASCATA

Atenção, baixinhas! Este bouquet de flores fica melhor em mulheres altas. Por outro lado, ele ajuda a alongar a silhueta se a noiva estiver com uns quilinhos a mais. Normalmente, tem 45 centímetros de comprimento e formato triangular. Costuma ser longo, cheio e leve. Muito popular nos anos 70 e 80, sempre foi visto como tradicional e noturno. Entretanto, com o uso de diversas flores, folhas e materiais descontraídos, este tipo cascata conquistou muita gente e hoje é visto com frequência em casamentos diurnos e campestres.

Foto: Natasja Kremers Photography/ Junebug Weddings

BOUQUET DE FLOR ÚNICA

Feito para mulheres com personalidade. A flor deve ser linda, marcante e, de preferência, grande – como dálias, proteas ou peônias.

Armazém Bouquets/ Divulgação

BOUQUET BRAÇADA

Darling do momento, é feito para ser usado sobre o braço. Organicamente estruturado para lembrar uma braçada campestre, faz a linha “fui ali na padaria, colhi algumas flores e folhagens aleatórias que achei bonitas (mas que combinam entre si) e estou voltando para casa”.

Foto: The Nichols/ Imagem via The Nouveau Romantics

BOUQUET INUSITADO

Aqui é a imaginação da noiva que manda! Valem broches, flores secas, pedras, penas e até puxadores de gaveta. O bacana é que, em alguns casos, a noiva pode guardar o arranjo.

Armazém Bouquet & Flowers/ Divulgação

Para tirar de uma vez por todas as suas dúvidas, confira um mix de perguntas e respostas de especialistas com tudo o que você precisa saber sobre bouquet de flores para noivas

QUE FATORES DEVEM SER LEVADOS EM CONTA NA HORA DE ESCOLHER UM BOUQUET DE NOIVA? 

Segundo Carolina Botto, da Flor do Dia Curitiba, é preciso levar em conta o perfil da noiva (romântica, clássica, despojada, antenada, etc.), estilo da cerimônia de casamento (dia ou noite, chácara ou salão, formal ou despojado…), além da disponibilidade das flores no período do evento.

“Acredito que o buquê é um acessório da noiva, uma extensão da sua personalidade, assim como o vestido. Na verdade, hoje, o casamento tem sido um depoimento da personalidade dos noivos. Desta forma, o acessório acompanha esta escolha”, opina Manu Miano.

Ela alerta, ainda, que é preciso tomar cuidado com as referências da internet. “Elas podem ser incríveis, mas muitas das flores não existem no Brasil. Para piorar, diversas fotos são tratadas com filtros. Ou seja, as cores exibidas não são as reais”, comenta.

Outra dica de Manu é fazer um teste com o formato do buquê de noiva em frente ao espelho, para checar se ele é compatível com a noiva. “É importante analisar a harmonia. Noivas baixinhas ficam bem com os redondos e confeccionados com pequenas flores. Já as mais altas se saem melhor com arranjos de ramos compridos e flores grandes, como as novas cascatas”, propõe.

COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDÊNCIA A NOIVA DEVE ESCOLHER O FORNECEDOR PARA FAZER O BOUQUET DE CASAMENTO?

Para Carolina, o tempo mínimo é de 45 dias.

A EMPRESA QUE FAZ O BOUQUET É A MESMA DA DECORAÇÃO DA CERIMÔNIA DE CASAMENTO?

Manu afirma que não necessariamente. “Existem muitas empresas especializadas apenas em bouquets e acessórios, assim como há diversas marcas de decoração que fornecem o arranjo como um serviço adicional ou cortesia”, diz.

ELE DEVE COMBINAR COM A DECORAÇÃO? 

Na opinião de Carolina, ele não deve combinar, mas, sim, harmonizar com a decoração. “Na realidade, isso acaba acontecendo naturalmente – já que a escolha da decoração e do bouquet de flores reflete o perfil e as preferências da noiva.” Para a especialista, uma noiva que escolheu um buquê clássico de rosas brancas dificilmente optaria por uma decoração com flores tropicais. No caso de uma noiva que elegeu um buquê de callas negros, super contemporâneo e sofisticado, as chances de ela ter escolhido uma decoração provençal para a sua festa, segundo Carolina, seriam mínimas.

Manu costuma dizer que, se o arranjo for muito similar à decoração, ele pode transmitir a ideia de que a noiva pegou um dos arranjos da mesa para entrar. “Não há problema se o bouquet tiver a tonalidade da decoração, mas ele não precisa ser uma cópia dos arranjos de mesa. Ele é um acessório da noiva e deve estar em harmonia com o estilo dela e do contexto geral da festa”, alerta.

Foto: Lauren Scotti Photography/ Imagem via Junebug Weddings

EM QUE MOMENTO O BOUQUET É ENTREGUE À NOIVA? E O QUE ELA DEVE FAZER PARA CONSERVÁ-LO ATÉ A HORA DO CASAMENTO?

Segundo Manu, isso depende muito da empresa que confeccionou o buquê de noiva e do que foi combinado. “Normalmente, ele é entregue no dia do casamento e, em alguns casos, na véspera. Deve-se evitar a conservação em geladeira convencional para o buquê não ressecar. Caso seja necessário, ele deve ser coberto com papel de seda branco umedecido”, recomenda.

Carolina diz que o bouquet deve ser entregue algumas horas antes da cerimônia, de preferência com tempo suficiente para o fotógrafo poder registrá-lo durante o making of. “Ele precisa ser conservado em água fresca. Nos dias de mais calor, vale apostar em algumas pedrinhas de gelo na água”, recomenda.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE BOUQUET INDICADOS PARA AS SEGUINTES OCASIÕES?

Casamento na praia:Manu e Carolina indicam um bouquet de flores despojado, assimétrico desestruturado, alegre e – por que não? – um buquê de flores coloridas.

Foto: Gabi Nehring/ Varanda Flores

Casamento no campo: Segundo Manu, no campo é possível usar vários tipos de buquê, dependendo do grau de formalidade da cerimônia. “Um casamento rústico nem sempre é despojado. E um casamento na cidade nem sempre tem um estilo tradicional. Então, na cidade e no campo, vale tudo: usar um arranjo redondo, exótico, colorido ou tradicional. Nesta hora, o clima da cerimônia vai acabar influenciando a escolha do bouquet. Se a noiva optou por uma cerimônia menos formal, pode apostar num bouquet de noiva assimétrico, cheio de texturas e cores. Mas, se a cerimônia é mais formal e tradicional, a indicação vai para um acessório branco, com algumas nuances de verde, clean e elegante”, aconselha Carolina. Vale, também, seguir a tendência de 2017 da cartela Pantone e conhecer um pouquinho mais a cor Greenery. Queridinha de 2017, ela tem sido bastante usada nas cerimônias de casamento, inclusive no buquê.

Armazém Bouquet & Flowers/ Divulgação

Casamento na cidade: Manu adverte que, se a cerimônia for bem formal, vale analisar a escolha de um buquê branco, que pode ter toques verdes ou rosados. Fora isso, continua valendo a regra de combinar o arranjo com a personalidade da noiva e de sua cerimônia de casamento.

Foto: Gabi Nehring/ Varanda Flores

EXISTE ALGUMA FLOR QUE NÃO É INDICADA PARA O USO NO BOUQUET DE NOIVAS?

Manu alerta que é sempre bom evitar flores com cheiro muito forte. Outra dica: as peônias, uma das flores queridinhas das noivas, são difíceis de ser encontradas no Brasil. E as importadas têm custo alto, além de serem muito delicadas.

Tulipas também entram na lista de flores delicadas para se trabalhar. "Elas deve permanecer em ambientes frios. "" "'' '' '' '' '' '' '' '' '' '' '' '' '' ''" Se, ainda assim, você optar por este tipo de flor, confira 10 dicas de bouquet de tulipas que vão te inspirar.

Manu ainda destaca que como hortênsias também não são resistentes ao calor e podem murchar com facilidade sem bouquet de noiva.

                                                               TULIPA PEÔNIA

Fonte da Matéria: https://revista.icasei.com.br/o-guia-completo-do-bouquet-de-noiva/

11 Jan 2018

O guia completo do bouquet de noiva

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Armazém Bouquet & Flowers Armazém Bouquets blog boho bouquet bouquet boho bouquet braçada bouquet cascata bouquet crescente bouquet diferente bouquet flor unica bouquet grande bouquet inusitado bouquet pequeno bouquet redondo bouquet taça bride buque buque bracada buque cascata buque crescente buque diferente buque redondo buque taca casamento casamento na cidade casamento na praia casamento no campo casando em bh casando em minas casando na praia casando no campo casando no interior Christian Oliveira Fotografia dicas de casamento Esther Santos Gabi Nehring hortencia icasei ideias ideias para noiva Junebug Weddings marina pastore Natasja Kremers Photography noiva peonia praia revista revista icasei The Nichols The Nouveau Romantics tulipa Varanda Flores wedding wedding boho wedding bouquet wedding planner

Quem viu também curtiu

06 de Fev de 2018

30 Músicas católicas para casamento

06 de Fev de 2018

16 Músicas Gospel para casamento

07 de Fev de 2018

20 propostas de músicas para a entrada dos noivos na festa

Logo do Whatsapp